brigadeiro_de_leite_de_amendoim

Brigadeiro de leite de amendoim

Leite de amendoim:

– 1/2 xícara de amendoim

– 2 xícaras de água

– 2 a 3 colheres de sopa de cacau em pó

– 6 colheres de açúcar de coco (ou 3 colheres de sopa de açúcar demerara + 3 c. sopa de xilitol)

– 1 pitada de sal do Himalaia

Para fazer o leite de amendoim: De um dia para o outro (tem que ser pelo menos 8h), deixe o amendoim de molho. Passado esse tempo, jogue a água fora, lave o amendoim e leve para uma panela. Cubra com água (o suficiente para cobrir só), e deixe ferver por 2 minutinhos (Esse processo é importante, se não o leite fica amargo). Agora bata no liquidificador com 2 xícaras de água e coe (guarde os resíduos, eles podem ser aproveitados em outras receitas). Seu leite está pronto!

Brigadeiro:

Coloque o leite com o restante dos ingredientes na panela (cacau, açúcar e sal) e mexa antes de acender o fogo. Quando estiver bem misturadinho (tenha paciência porque o cacau dilui lentamente), aí sim, é hora do fogo. E fogo baixo durante todo o processo, mexendo sem parar.

Aqui também precisa paciência porque o ponto dele demora muito mais pra pegar do que o do brigadeiro convencional, é claro. Toda a água que foi acrescentada precisa evaporar para então ele começar a engrossar. Mexa sempre, até ele começar a desgrudar da panela. Mexa por mais uns 10 minutos e está pronto. Espere esfriar e pode comer de colher ou enrolar se preferir.

Com carinho,

Nutri Paula Baratto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *