bolachas

Doenças do Estilo de Vida

Se te falassem que existe um   remédio que reduz 15% da sua chance de morrer por problemas   cardiovasculares… Você compraria?Sinto lhe informar que não   existe… porém ainda existe uma solução…Leia a matéria abaixo:Doenças do Estilo de Vida, são as doenças que se   tornaram mais comuns à medida que os países    se industrializaram. São diferentes das outras doenças porque são   potencialmente prevenidas, podendo ser menos frequente através de modificações   na dieta e na atividade física.

Estima-se que no Brasil   2 milhões de pessoas sofrem de doença cardiovascular grave. Para evitar esse   números assustadores, há 2 décadas    muitas organizações já propunham alterações da típica “dieta   americana” com o objetivo de diminuir a incidência destas doenças.

Entre muitas Doenças do   Estilo de Vida, citamos:

– Doenças cardíacas, em   particular a Doença das Artérias Coronárias (DAC);

– Hipertensão arterial;

– Acidentes Vasculares   Cerebrais (AVCs);

– Obesidade;

– Diabetes mellitus;

– Câncer;

– Doenças Hepáticas   Crônicas, como Cirrose e Esteatohepatite Não-Alcoólica;

– Doença Pulmonar   Obstrutiva Crônica (DPOC);

– Osteoporose;

– Doença de   Alzheimer.

O objetivo da medicina   atual é aumentar a aderância à chamada dieta prudente,   que seria composta de alimentos:

– com baixo teor de   gordura (low-fat diet),

– com grande quantidade   de fibras,

– contendo até 3 g de   sódio por dia, ou seja, pobre em sal

– caloricamente adequada   para atender as necessidades do indivíduo, ou seja, quem é mais jovem e  mais ativo precisa de mais calorias, pois a   medida que envelhecemos gastamos menos energia calórica para fazer as mesmas   atividades

Melhorar o estilo de vida das pessoas em   pequenas atitudes pode parecer difícil… Mas boas influências são   contagiosas porque os resultados positivos para a saúde são rápidos e   motivantes .

Referências:

www.abran.org.br