gluten-free-whats-all-the-fuss-about530-x-354-99-kb-jpeg-x

Glúten um vilão da dieta?

Muitas dietas modernas sugerem a retirada do glúten como uma técnica eficiente de redução e manutenção do peso adequado.

Mas onde está o glúten?

Em cereais como trigo, centeio, cevada e aveia.

A doença celíaca que consiste na intolerância ao glúten é de difícil diagnóstico, o ideal é que se comprove com biópsia de duodeno. Essa doença pode estar associada a deficiências de vitamina b12, ácido fólico, linfoma, baixa estatura, osteoporose, esterilidade, abortos de repetição, urticária crônica, demência, depressão, esclerose múltipla, úlceras aftosas e constipação crônica.

Retirar de forma rígida o glúten está contra indicado para quem tem a tolerabilidade por ser um item muito comum e importante na dieta do brasileiro.

A anemia é muito comum no Brasil e a farinha de trigo é fortificada de ferro, se for excluída indiscriminadamente sem reposição isso pode se tornar um problema nutricional.

Portando, o ideal é consumir o glúten com moderação, a exclusão do glúten sem indicação pode atrasar seu metabolismo e na recolocação, pós dieta o efeito sanfona ser desencadeado.

Portanto, cuidado com as “dietas” sem acompanhamento, se você sofrer de intolerabilidade ao glúten irá emagrecer com eficiência apenas se excluí-lo, portanto esse diagnóstico é muito importante.

Procure seu médico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *