gravida_saudavel

Gravidez saúdavel, importante para a mãe e para o bebê!

Como esta seu estado nutricional durante a gravidez?

A alimentação saudável não é apenas importante para a gestante, isso também afeta muito o bebê.

Carências nutricionais devem ser combatidas no pré-natal bem executado. Seguir as orientações do obstetra é muito importante.

O carência mais comum na gravidez é a anemia por deficiência de ferro, e muitos acreditam  que ela é muito prevalente (30 % )pelo fato da mulher já ser deficiente antes mesmo de engravidar

Anemia por deficiência de ferro pode causar parto prematuro, baixo peso ao nascer, retardo de crescimento intrauterino.

Outra anemia menos comum, mas muito perigosa é a deficiência de acido fólico podendo causar aborto, descolamento de placenta, hipertensão, fenda palatina, baixo peso ao nascer.

Se há falta de vitamina B12, que é ainda mais rara de ocorrer  as consequências são aumento do risco de mal formação fetal como defeitos no tubo neural do feto.

A vitamina D é muito importante também, o feto vindo de uma mãe carente dessa vitamina tem risco até dez vezes maior de morte no primeiro mês de vida e uma chance maior de desenvolver doenças crônicas, como hipertensão ou diabetes 2, ao longo da vida.

Outra vitamina pouco comentada é a vitamina A , segundo estimativas recentes 19,1 milhões de gestantes possuem risco de ter carência  ela predispõe ,quando já existe a cegueira noturna, maior chance a aborto espontâneo, anemia, náuseas, vômitos, falta de apetite, infecções urinarias, vaginais, e gastrointestinais. O estado de vitamina A da mãe é imprescindível para que essa vitamina passe para o feto durante a gestação e depois no aleitamento materno.

Para evitar essas carências futuras mamães façam pratos coloridos, para obter esses nutrientes. Quer saber quais alimentos não podem faltar?

Ferro: fígado, pães integrais, lentilha, nozes castanhas, feijão

Acido fólico: folhas verdes escuras, beterraba, suco de laranja, pães integrais.

Vitamina b12: bife de fígado, frutos do mar, gérmen de trigo.

Vitamina D: fígado, óleos de peixes gordurosos e gema de ovo.

Vitamina A:  bife de fígado, cenoura, manga, batata doce.

Então vamos fazer um prato bem colorido sem preconceitos alimentares e pronto!

Mantenha a saúde!

Pense bem, pense leve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *