manteiga_ghee

Manteiga ghee

A manteiga ghee (também conhecida como manteiga clarificada) é a versão mais pura deste alimento pois durante seu preparo são eliminadas toxinas, frações proteicas do leite e lactose, podendo ser consumida por indivíduos que tenham restrição ao consumo de leite e derivados.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a manteiga ghee é um alimento saudável e cheio de benefícios: é rica em vitaminas A, D, E, K, ácido butírico (que possui efeito anti-inflamatório e protege o intestino), aumenta saciedade, auxilia no emagrecimento. Pode ser utilizada no preparo de alimentos, como carnes, ovos, verduras e legumes.

Ingredientes:

-­200 g de manteiga sem sal (de preferência orgânica)

Coloque a manteiga em um recipiente de vidro e coloque‐a em banho maria. O fogo deve ser baixo.
Após um tempo, o óleo, a água e os sólidos vão se separar em três camadas: uma espuma de caseína em cima (que é a proteína do leite, super alergênica), um óleo amarelo transparente no meio (que é a manteiga clarificada), e uma suspensão aquosa de sólidos de leite no fundo (composto por toxinas e lactose).
Com uma colher ou escumadeira, retire cuidadosamente a camada superior de caseína e dispense.
Retire com cuidado o líquido amarelo e deixe os sólidos do fundo para serem dipensados também.
Guarde dentro ou fora a da geladeira.

Dica importante: Procure conservá-la em um potinho de vidro! Conservar o alimento em plástico pode contaminá-lo com resíduo de bisfenol, o qual é uma toxina que pode interferir negativamente sobre nossos hormônios

Desejo um excelente final de semana!

Com carinho,

Nutri Paula Baratto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *