A alimentação é um importante fator para se manter a saúde, porém na gravidez se torna duplamente importante porque o estado nutricional materno inadequado antes e durante a gravidez pode causar complicações para a mãe e para o bebê.
Para mãe a má alimentação pode causar:
- Diabetes, pré-eclâmpsia, hipertensão
A má alimentação da gestante pode causar a criança:
- Prematuridade, retardo do crescimento uterino, defeito no tubo neural, morte neonatal
Para você saber se sua gestação nutricionalmente esta indo bem:
No primeiro trimestre o ganho de peso não é muito relevante, por isso perder 3kg, manter ou ganhar 2 kg esta dentro do normal.
No segundo e terceiro trimestre gestacional o ganho de peso deve ser baseado no IMC (Indice de massa corpórea) pré gestacional da mulher.
Se o IMC abaixo de 18,5 ( baixo peso ) em média de ganhar 500 g por semana, variando de ganho total entre 12 ate 18 kg.
Se está com o peso desejado (IMC normal : 18,5 – 24,9) deve ganhar 400 g por semana, totalizando entre 11,5 ate 16 kg no 9 meses.
Se a gestante está com sobrepeso prévio ( que é o caso de 28% das gestantes brasileiras), IMC 25-29,9, ela deve ganhar 300 g por semana totalizando 7 ate 11,5 kg durante os 9 meses.
Se a gestante é obesa IMC acima de 30, ela pode ganhar 200 g por semana e variar entre 5 a 9 kg apenas. Esse caso é mais sério porque está associado a macrossomia, complicações do parto, risco de sobrepeso infantil.
Tenha certeza de que está saudável antes de engravidar porque durante a gravidez o manejo nutricional e medicamentoso é muito mais delicado.
Para saber qual é seu IMC, basta utilizar a calculadora no link abaixo:
http://www.doutoracarolina.com.br/calcule-seu-imc/